Plantio de soja avança para 61,6% da área prevista em Mato Grosso do Sul

Com aumento de 6% na área cultivada, safra enfrenta adversidades climáticas e queda nos preços

| GUSTAVO BONOTTO / CAMPO GRANDE NEWS


Soja é descarregada durante colheita do grão em MS. (Foto: Reprodução/Aprosoja)

O plantio de soja em Mato Grosso do Sul para a safra 2025/2026 alcançou 61,6% da área prevista até 31 de outubro, segundo a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho), em levantamento divulgado nesta terça-feira (4). O monitoramento, realizado por técnicos e produtores rurais, indica que 2,94 milhões de hectares já foram semeados.

O aumento de 6% na área cultivada reflete a continuidade da expansão da cultura, mas também revela o impacto das condições climáticas.

A estimativa é que o Estado colha 15,19 milhões de toneladas de soja, com produtividade média de 52,82 sacas por hectare. No entanto, o avanço no plantio ficou 7,2 pontos percentuais abaixo do registrado no mesmo período da safra passada, devido à irregularidade das chuvas, associada ao fenômeno climático La Niña. Em setembro, por exemplo, o Estado enfrentou uma seca prolongada, com 62 das 64 estações monitoradas registrando precipitações abaixo da média.

As regiões Sul, Centro e Norte de Mato Grosso do Sul apresentam ritmos distintos de plantio. A região Sul lidera, com 68% da área plantada, seguida pelo Centro, com 54,7%. No Norte, o plantio atingiu 46,8% da área. Técnicos e produtores alertam para o desafio das chuvas irregulares, que ainda podem afetar a safra. As projeções de precipitação acumulada entre 500 e 700 mm até janeiro de 2026 indicam um clima instável para as lavouras.

O mercado da soja também apresenta desafios. No mês de outubro, o preço da soja no estado caiu 1,4%, cotado a R$ 125,38 a saca de 60 kg. Embora tenha ocorrido uma leve valorização nos preços em algumas regiões, como Chapadão do Sul e Dourados, a comercialização da safra está mais lenta do que no ciclo anterior, com 16% da produção já negociada, uma queda de 11,3 pontos percentuais em relação ao ano passado.

Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





















PUBLICIDADE
PUBLICIDADE