Hospitais apontam suspensão temporária de Programa MS Saúde e cirurgias eletivas são canceladas pela SES
O Programa visa reduzir as filas de espera por procedimentos médicos
| MIDIAMAX/JENNIFER RIBEIRO
Pacientes do programa MS Saúde tiveram suas cirurgias canceladas poucos dias antes dos procedimentos em Campo Grande. Os familiares foram comunicados por mensagem pelos hospitais credenciados.
Segundo a filha de um paciente – que preferiu não se identificar – o pai, de 57 anos, tem pterígio, uma alteração na membrana transparente do olho. Sua cirurgia oftalmológica estava agendada desde o dia 11 de setembro, após um ano de espera. O procedimento aconteceria no dia 17 deste mês, no Hospital São Julião, mas foi cancelado um dia antes.
A mensagem de que a cirurgia havia sido cancelada surpreendeu a família. No texto, enviado pelo WhatsApp, não havia explicações sobre o cancelamento, apenas que o hospital entraria em contato quando tivesse uma nova data.
Ao Midiamax, a mulher explicou que o mesmo aconteceu com pacientes agendados para procedimentos no Hospital do Pênfigo.
Programa MS Saúde
O Programa MS Saúde foi lançado em 2023, visando reduzir as filas de espera por procedimentos médicos, como consultas, exames e cirurgias eletivas. Assim, seria possível atender a demanda reprimida e proporcionar acesso mais rápido e eficiente aos serviços de saúde para a população dos 79 municípios do estado, com a parceria de hospitais credenciados.
O que diz a SES?
A reportagem acionou a SES (Secretaria de Estado de Saúde) para confirmar os cancelamentos. Em nota, informou “que o programa passa por um processo de balanço e reorganização, com o objetivo de aprimorar os atendimentos e garantir maior eficiência no serviço prestado à população”.
Sobre quando os procedimentos acontecerão, a pasta pontuou que “todos os procedimentos serão devidamente reorganizados e reagendados para assegurar a continuidade do atendimento aos cidadãos”.
A reportagem questionou se a determinação é válida para todo o estado, quantos procedimentos foram cancelados e quando o programa deve retornar, mas até o fechamento da matéria, não obteve resposta.
O Hospital do Pênfigo também se posicionou. Em nota, informou que foi comunicado pela SES “sobre a reorganização do programa Mais Saúde, Menos Fila, iniciativa que tem como objetivo aprimorar os atendimentos e garantir ainda mais eficiência nos serviços prestados à população. Nesse período de ajustes, todos os procedimentos estão sendo devidamente reorganizados e reagendados, assegurando a continuidade do atendimento aos cidadãos contemplados pelo programa”.
A instituição finalizou pontuando que “reafirma seu compromisso em colaborar com o poder público e em oferecer um cuidado de qualidade, sempre com respeito e dedicação à comunidade”.
O Hospital São Julião também foi procurado. O espaço segue aberto.
Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.