Campo-grandense, Luiz Villar é o primeiro atleta de MS convocado para seleção de beach tennis
Ele irá representar o Brasil no ITF Beach Tennis Pan-American Championship (campeonato pan-americano) entre os dias 25 e 28 de setembro, em Caraguatatuba (SP)
| MIDIAMAX/OSVALDO SATO
Um sonho se tornou realidade para o jovem atleta Luiz Villar. Aos 14 anos, o campo-grandense foi convocado para o Time Brasil BRB de Beach Tennis (seleção brasileira), que irá disputar o ITF Beach Tennis Pan-American Championship entre os dias 25 e 28 de setembro, em Caraguatatuba (SP). Ele é o primeiro atleta de Mato Grosso do Sul a ser chamado para a seleção da modalidade.
Luiz Villar, que compete na categoria Sub-14, é uma das apostas do capitão Marcus Ferreira para o torneio. A convocação é o resultado de uma trajetória de dedicação e esforço que, em pouco tempo, o levou para a seleção brasileira.
Do futsal à areia: o início da jornada
A história de Luiz no beach tennis começou de forma inesperada. Em abril de 2023, um professor de vôlei de areia e beach tennis, que o conhecia do condomínio, fez um convite para que ele treinasse para compor uma equipe de Sub-14. Na época, Luiz, que já demonstrava talento em diversos esportes, era um dedicado jogador de futsal.
Em maio do mesmo ano, com apenas 12 anos, Luiz disputou seu primeiro torneio e, a partir daí, se apaixonou pelas competições. Sua determinação o levou a intensificar os treinos e a participar de torneios estaduais, culminando no título de campeão sul-mato-grossense em 2024. Essa conquista o classificou para a Copa das Federações, onde representou o estado de MS.
Mudança para São Paulo
Em 2025, a carreira de Luiz decolou. Ele participou de uma seletiva em Campinas (SP) e, entre mais de 30 inscritos, foi o único selecionado para um ano de treinamento e patrocínio. Diante da oportunidade, a família tomou uma decisão crucial: o pai, Luiz Fernando, mudou-se com o filho para Campinas para dar todo o suporte necessário aos treinos.
“Eu e Melissa [mãe] sempre acreditamos no seu potencial, e por isso tomamos uma grande decisão: mudar para Campinas-SP, a fim de que ele pudesse treinar em alto nível,” conta o pai. “O resultado dessa disciplina e determinação está aí: a convocação para defender o Brasil no Pan-Americano. E a jornada não para por aqui — agora, o foco é claro: lutar por uma medalha de ouro.”
Em apenas seis meses, Luiz Villar saltou do 10º para o 3º lugar no ranking da Confederação Brasileira de Tênis na categoria Sub-14.
Torcida da família
Quem acompanha Luiz de perto, sabe do espírito aguerrido do do atleta, que o acompanha desde a infância. Seu irmão, Matheus Pagliari Villar, comemorou a convocação e reforça a torcida pelo garoto.
“Eu fico imensamente feliz com essa conquista almejada pelo meu irmão. Ele se dedicou muito, treinou, praticamente morou na arena; batalhou por cada lance nos games; jogou a energia lá em cima quando estava mal no jogo e voltou mais forte,” diz Matheus.
“No Beach Tênis ele ama o que faz, joga até contra adultos na categoria A e na B, sempre indo pra cima. Eu torço muito para que ele continue sempre encarando de frente seus oponentes de quadra e desafios da vida”, completou.
Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.